A Alcatra é um corte de carne que pode acabar ficando meio ofuscado por aqueles que são a “realeza” dos cortes. A picanha, o contrafilé, até mesmo a maminha e o filé mignon são os cortes que as pessoas mais falam. Mas isso é porque eles ainda não conhecem a receita de hoje: uma deliciosa alcatra ao vinho.
Quando falamos de cortes de carne, temos que entender um pouco de biologia para saber o porquê cada carne fica melhor com um tipo de preparo diferente. Por exemplo, o patinho é uma carne magra ótima para se fazer hambúrguer, ao mesmo tempo a picanha e sua gordura farta é ótima para a churrasqueira.
E no caso da alcatra, ela é o tipo de carne que consegue pegar muito bem o sabor de algum molho que você misturar, e por isso o que você mais vai ver são receitas com alcatra a algum molho, e nesse caso de hoje, alcatra ao vinho.
O vinho é ótimo para vários tipos de receita, tanto o tinto quanto o branco. Mas nesse caso o que recomendamos é o uso do vinho tinto seco, que vai fazer um molho grosso delicioso.
Alcatra ao vinho
Ingredients
- 400 g de alcatra cortada em cubos
- 350 ml de vinho tinto seco
- 3 dentes de alho picados
- 1 cebola média picada
- 50 g de bacon cortado em cubos
- 50 g de champignons em fatias
- 2 colheres de sopa de azeitonas verdes fatiadas
- 1 lata de seleta
- Orégano a gosto
- Manjericão a gosto
- Salsinha a gosto
- Sal a gosto
- 2 colheres de sopa de azeite extra virgem para refogar
Instructions
Preparando a alcatra:
- Em uma panela média (20 cm), aqueça o azeite e refogue o alho e o bacon e a cebola até dourar um pouco. Adicione a alcatra e mexa de vez em quando até que todos os cubos estejam dourados. Adicione metade do vinho mexendo até levantar fervura. Adicione uma pitada de sal, a seleta, os champignons e as azeitonas. Adicione o resto do vinho e mexa suavemente até levantar fervura. Tempere com manjericão, salsinha, orégano e sal a gosto.
Fogo:
- Deixe cozinhar em fogo médio por 20 min, ou até engrossar um pouco o caldo. Sirva com arroz branco e batatas palha, ou salada verde.