Benefícios do ômega 3: Tudo sobre esse nutriente poderoso

Omega 3

Compartilhe essa receita com as suas amigas:

Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print

Os benefícios do ômega 3 para a nossa saúde são bem variados. E por isso, é um dos nutrientes mais consumidos no Brasil em forma de suplementação. Isso se dá pela sua capacidade de auxiliar em diversas funções do corpo, que vão desde as atividades cognitivas até a prevenção no surgimento de possíveis doenças oculares. Confira neste artigo tudo sobre esse nutriente!

O que é o ômega 3?

É um ácido graxo essencial, ou seja, o corpo humano não pode produzi-lo em quantidades adequadas e, portanto, deve ser obtido por meio da dieta. Ele é chamado de “essencial” porque desempenha papéis críticos em várias funções do corpo e é fundamental para a saúde, mas não pode ser sintetizado pelo organismo.

É formado por três ácidos graxos: o ácido alfa-linolênico (ALA), o ácido eicosapentaenoico (EPA), e por último, o ácido docosa-hexaenoico (DHA).

Sua principal função é desempenhar um papel essencial na manutenção da saúde celular e na regulação de processos inflamatórios.

Omega 3

Quais são os benefícios do ômega 3 para a nossa saúde?

São inúmeros, mas entre eles podemos citar a sua atuação na manutenção da saúde do coração, cérebro e olhos, além de suas propriedades anti-inflamatórias. Entenda:

Atua na saúde do coração

Os benefícios do ômega 3 para a saúde do coração ocorrem, pois ele é capaz de reduzir triglicerídeos e o colesterol ruim, o que pode melhorar o funcionamento das artérias. Sem a formação de placas de gordura nas artérias, o risco de infarto, arritmia e insuficiência cardíaca torna-se muito menor.

Vale destacar que o seu consumo não é capaz de tratar uma doença crônica já desenvolvida, mas pode promover uma grande melhora nos sintomas que elas causam, além de atuar na sua prevenção.

Melhora a função cerebral

O consumo desse nutriente é essencial para a proteção das células cerebrais, que melhoram a capacidade de raciocínio, memória e garantem o bom funcionamento do cérebro.

Os benefícios do ômega 3 se estendem até o auxílio no combate à depressão. Isso porque o ômega 3 aumenta a liberação de substâncias importantes, como serotonina e dopamina, responsáveis pela manutenção do humor, libido e aumentam a motivação.

Cuida da saúde dos olhos

O DHA é muito eficiente no cuidado da saúde dos olhos. Ele age na lubrificação ocular, por estimular a produção da lágrima. Além disso, ele pode ajudar a evitar doenças degenerativas, como o glaucoma, que pode causar a perda da visão permanente.

Esse ácido graxo também é eficiente na prevenção da cegueira noturna, e ajuda a evitar o acúmulo de toxinas que tornam a retina mais vulnerável aos efeitos da luz azul.

Possui propriedades anti-inflamatórias

Tem o poder de reduzir a produção de substâncias, como as citocinas, que são altamente inflamatórias. Dessa forma, o seu consumo pode ser muito útil para quem sofre de artrite reumatoide ou doença inflamatória intestinal.

A ação anti-inflamatória é um dos principais benefícios do nutriente, que, inclusive, ajuda na prevenção de danos celulares causadores do câncer.

Quais são as fontes de ômega 3?

São os alimentos e os suplementos, que podem ser consumidos quando não há a ingestão diária necessária desse nutriente. Vale destacar que o consumo excessivo de gorduras trans e saturadas afetam sua absorção, assim como problemas gastrointestinais.

O consumo de fibras, grãos integrais, frutas e vegetais são capazes de melhorar a absorção desse nutriente. Consumi-lo com outras gorduras boas, como o óleo de coco, facilita a digestão e faz com que o ômega 3 chegue ao organismo de forma mais rápida e eficiente.

Alimentos

Os alimentos ricos em ômega 3 são principalmente peixes de água salgada, como sardinha, atum, truta e salmão. Alguns outros alimentos também possuem uma boa quantidade do nutriente, como azeite de oliva, castanhas, nozes, linhaça e chia.

Suplementação de ômega 3

É uma opção principalmente para pessoas que não consomem peixes, como os vegetarianos e veganos. Também para pessoas que possuem alguma necessidade específica ou deficiência do nutriente.

O suplemento ideal deve ter uma boa concentração dos ácidos graxos EPA e DHA, para suprir as necessidades diárias do organismo.

Quando considerar suplementar o ômega 3?

Pode ser considerado em várias situações, especialmente quando a dieta não fornece quantidades adequadas desse ácido graxo essencial. Porém, isso deve ser acompanhado de um profissional da saúde, médico ou nutricionista, para garantir o consumo adequado que satisfaça as suas necessidades individuais.

Além disso, é fundamental ficar atento as contra-indicações do suplemento, já que pode prejudicar a saúde do indivíduo.

Como suplementar o ômega 3?

Cada marca de suplementos possui a sua recomendação em relação ao número de cápsulas que devem ser consumidas por dia, que depende muito da concentração de ômega 3 de cada marca e as condições específicas de saúde do indivíduo.

A média de cápsulas é de 1 ou 2 cápsulas de ômega 3 por dia. Veja esse artigo e entenda detalhes sobre quantas cápsulas de ômega 3 tomar por dia!

Como escolher um bom suplemento de ômega 3?

Na hora de fazer a suplementação, é essencial saber escolher a melhor alternativa entre os suplementos disponíveis atualmente. O suplemento ideal precisa ter a sua pureza certificada pela IFOS (International Fish Oil Standards), que garante que o óleo de peixe não está contaminado por metais pesados.

Outros requisitos para a escolha do melhor suplemento de ômega 3 é a presença da vitamina E na formulação, responsável pela manutenção da qualidade da cápsula.

A embalagem precisa ser opaca para a sua melhor conservação, e as cápsulas devem ter a quantidade ideal de EPA/DHA. Lembre-se que a dosagem diária ideal média é 1400 mg de EPA e DHA.

E aí, entendeu tudo sobre esse nutriente tão importante para o ser humano? Aproveite, e compartilhe esse artigo com seus amigos! Veja mais em O que tem pra comer.

Veja essas receitas especiais!

Quiabo Refogado
Caldo de ervilha
Peixe na Airfryer
Receita de Pão de Queijo simples
Salada marroquina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEITAS NO SEU EMAIL!

Deixe seu nome e e-mail para receber as receitas diretamente no seu e-mail! Já somos mais de 5mil inscritos.