A feijoada é um dos pratos brasileiros mais típicos que existem. Se você for em algum almoço de domingo, é muito provável que você encontre uma receita caseira dessa delícia. Mas você sabia que a feijoada pode se dar de forma diferente da tradicional? Em forma de Bolinho de feijoada.
No Brasil, fazemos bolinho de tudo. Quase como se o bolinho fosse um primo da torta, que também fazemos de todos os jeitos possíveis, no entanto se falando sobre a massa quanto também falando sobre o recheio que usamos.
E pensando nessa direção, o Bolinho de feijoada é certamente um dos mais exóticos que existem. Mas não é porque ele é exótico que lê não é simplesmente adorado. Esse prato é muito comum de se ver no Rio de Janeiro, mas é apreciado pelo Brasil todo.
E hoje vamos ajudar você a tornar ainda mais o almoço de domingo da sua família. Vamos ensinar a arte de transformar uma feijoada, que já é deliciosa em algo diferente, em um Bolinho de feijoada, para você surpreender a todos, e claro, ganhar o coração de todas as pessoas que já conhecem e já amam esse tipo de bolinho.
Bolinho de feijoada
Ingredients
- 2 litros de água
- 1/2 kg de feijão preto
- 100 g de carne seca dessalgada em cubinhos
- 100 g de lombo defumado em cubinhos
- 100 g de costelinha dessalgada ou defumada
- 1 linguiça calabresa em cubos
- 1 paio cortado em cubos
- 3 folhas de louro
- 3 colheres de sopa de azeite
- 3 dentes de alho
- 200 g de farinha de mandioca fina, sem torrar
- 1 colher de sopa de polvilho azedo
- 2 maços de couve cortada bem fininha
- 250 g bacon em cubinhos para refogar a couve
- 2 dentes de alho para refogar a couve
- Azeite
- Farinha de rosca para empanar
- Óleo para fritar
- Gomos de laranja
- Torresmo
- Batida de limão para acompanhar
Instructions
Panela de pressão:
- Em uma panela de pressão, colocar 2 litros de água, o feijão, as carnes e as folhas de louro. Cozinhar por aproximadamente uma hora (marcar o tempo após o início da pressão). Em uma panela grande, aquecer o azeite, dourar o alho e refogar o feijão batido. Verificar o sal. Acrescentar aos poucos a farinha de mandioca sem parar de mexer até engrossar e soltar da panela Retirar do fogo e deixar esfriar.
Finalização:
- Adicionar o polvilho e misturar até ficar uma massa homogênea. Reservar. Em uma frigideira dourar o bacon com o alho, juntar a couve e refogar por 2 minutos. Abrir pequenas porções de massa na mão, colocar um colher de chá de couve refogada, fazer bolinhos e achatar. Passar na farinha de rosca e fritar em óleo quente. Em uma travessa, coloque os bolinhos acompanhados de gomos de laranja, torresmo e uma batidinha de limão.