Carne de porco: dicas para uma carne suculenta e saborosa

Carne de porco

Compartilhe essa receita com as suas amigas:

Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print

Sempre que você faz uma carne de porco, ela fica seca e sem graça? Então você está no lugar certo, após aqui, você saberá como fazer uma maravilhosa carne de porco, que pode ser um pouco demorada, porém super simples, conseguindo uma carne super suculenta e saborosa que irá impressionar todos que experimentarem.

Dicas para deixar a carne de porco macia

Existem diversas técnicas para deixar a carne de porco mais macia, aqui você verá 5 delas, para poder deixar suas receitas cada vez mais suculentas e saborosas, sem ter que enfrentar um bicho de 7 cabeças.

Corte contra a fibra

A primeira dica está no corte da carne, na qual você deve sempre priorizar cortar a carne contra as fibras, algo simples, porém que faz total diferença na maciez do resultado final da receita. Para saber se fez o corte contra as fibras certo, analise bem de perto se há uma linha transversal de fibras atravessando o corte da carne.

Martelo de carnes

Você com certeza já viu alguém utilizando um martelo de carnes, mas você sabe para que serve essa técnica? Ao bater com o martelo em alguma carne, você está quebrando as fibras musculares que a mesma tem, deixando assim, a carne mais macia instantaneamente.

Amaciante de carnes

Além destas duas técnicas, também existe a opção de se utilizar um amaciante de carne, que é encontrado em pó ou líquido, em mercados e açougues. Esse produto pode ser aplicado juntamente com o tempero da carne, e é necessário ler o rótulo do produto, para saber quanto colocar do mesmo, para a quantidade de carne que você está fazendo.

Dicas para marinar a carne

Um dos principais segredos para se ter uma carne de porco bem suculenta, está no preparo da mesma, que normalmente marinar acaba se tornando a melhor opção, para se obter uma carne super macia, suculenta e saborosa. Existem diversos jeitos de se marinar uma carne, mas antes de aprender sobre eles, você irá ver algumas dicas para potencializar essa marinação.

  • Existem diversos tipos de corte para a carne suína, e para todos os tipos, lembre-se de deixar a carne marinando por 12 horas dentro da geladeira, caso o corte tenha mais de 2kg, faça furos na carne, para que o tempero consiga adentrar a carne, deixando-a completamente temperada.
  • Na marinada, nunca utilize o suco do limão ou da laranja, mas sim suas raspas. Isso pelo fato de que, os sucos acabam desidratando a carne, deixando-a seca, já as raspas deixam a suculência e deixam a carne bem perfumada.
  • Para potencializar ainda mais a sua marinada, sempre priorize utilizar ervas frescas, alguma bebida se sua preferência, por exemplo o vinho, alguma gordura, como manteiga ou azeite, e sal e pimenta a gosto.
  • Por fim, quando for cozinhar a carne, tire-a pelo menos 1 hora antes da geladeira, para a mesma ficar em temperatura ambiente antes de ser levada ao fogo.

Cuidados para cozinhar a carne de porco

Para finalizar, e você saber de todos os truques, técnicas e dicas de como fazer uma carne de porco super macia e suculenta em qualquer ocasião, seja no dia a dia, em um jantar romântico, no almoço de domingo, ou até para as festas de fim de ano, que são repletas de receitas com esse tipo de carne, você precisa ficar por dentro de como cozinhar a carne de maneira correta, priorizando a suculência e o sabor. Em todos os casos, nunca se esqueça de tirar a carne da geladeira no minimo 1 hora antes, para a mesma ficar em temperatura ambiente. 

  • Caso você queira levá-la ao forno, pré aqueça o forno em 180°C (ou na temperatura que a receita pedir), para garantir que toda a carne irá assar completamente por igual.
  • Se for levar a carne para a frigideira, não se esqueça da gordura, na qual é aconselhado utilizar manteiga e azeite (adicione tomilho caso queira aromatizar ainda mais a sua receita).
  • Agora por fim, caso queira levar a carne para a panela, é necessário fazer o corte certo, para agilizar todo o processo e acentuar o sabor. Esses cortes podem ser em pequenos cubos ou até mesmo como a copa lombo.

Veja essas receitas especiais!

Biscoito de Araruta
Rapadura de Leite
Pão Mandi
Pastel de Chocolate
Mousse de Morango com a Fruta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEITAS NO SEU EMAIL!

Deixe seu nome e e-mail para receber as receitas diretamente no seu e-mail! Já somos mais de 5mil inscritos.