Você já parou para pensar como nasce uma receita de festa junina? A canjiquinha por exemplo em uma história bem antiga e curiosa, e inúmeras modificações ao longo dos anos até chegar ao o que conhecemos. E hoje você vai não só saber como fazer canjiquinha, mas também saber mais sobre a história desse prato.
A canjiquinha é um prato típico da culinária brasileira, especialmente popular na região Sudeste do país. Sua origem vem dos tempos coloniais, quando os escravos trazidos da África utilizavam a canjiquinha de milho como um dos principais ingredientes em suas refeições.
No começo, a canjiquinha era preparada de maneira simples, apenas cozida em água e sal, e com o passar do tempo, novos ingredientes foram incorporados à receita, como carnes, legumes e temperos, dando origem a diversas variações do prato.
Hoje em dia, a canjiquinha é um prato muito apreciado em todo o Brasil, especialmente em festas juninas e em épocas mais frias do ano. Ela pode ser preparada de diversas maneiras, com diferentes tipos de carnes e temperos, e é conhecida por ser um prato muito reconfortante e saboroso.
E hoje você vai aprender a como fazer canjiquinha, um prato que por mais que seja típico de festa junina, você vai poder fazer na sua casa quando quiser.
Confira também outras opções de acompanhamento
Como Fazer Canjiquinha
Ingredients
- 500 gr de canjiquinha amarela
- 1/2 xícara (chá) de óleo de soja
- 4 unidades de cebola picadinha
- 6 unidades de alho (dente) picado
- 3 unidades de tomate
- 100 gr de bacon picadinho
- Sal e pimenta a gosto
- 2 kg de carne de porco (suã, costelinha, lombo, ou pernil)
Instructions
- Corte as carnes em pedaços e tempere. Deixe a geladeira, marinando de um dia para o outro. No dia seguinte, refogue e cozinhe em panela de pressão (deixar a carne um pouco dura, para acabar de cozinhar depois, junto com a canjiquinha).
- Lave a canjiquinha.
- Coloque a canjiquinha de molho de um dia para o outro.
- Em uma panela grande coloque o bacon picado e derreta-o.
- Doure na gordura o alho e a cebola ralada.
- Acrescente o tomate picado (sem pele), jogue a canjica na panela e cubra tudo com água.
- Deixe cozinhar por meia hora, até que a coisa engrosse um pouco. O ponto correto é quando a canjica está mole mas sem desmanchar feito sagu.
- Retire então a costelinha, frite em fogo baixo, mexendo sempre para que a carne doure por igual.
- Tampe a panela por cinco minutos, mantendo o fogo baixo, para apurar.
- Adicionar cheiro verde picado por cima.
- Sirva as costelinhas enfeitando a canjiquinha.