Fermentação Natural: conheça essa tendência que está crescendo cada dia mais

fermentação natural

Compartilhe essa receita com as suas amigas:

Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print

Você com certeza já ouviu falar em algum momento sobre a fermentação natural, algo não tão novo, existente desde 3.700 A.C, mas que ainda está sendo descoberto pela grande maioria da população. Aqui você irá ficar por dentro de todas qualidades e vantagens de se usar essa fermentação, ao invés das industrializadas, além de ainda aprender a usar esse tipo de fermentação.

A fermentação tem diversos e diversos nomes, conhecida de diversos jeitos ao redor do mundo. Alguns exemplos disso são: levain (fermento em francês, uma das formas mais conhecidas de se falar), pasta madre (italiano), masa madre (espanhol), massa azeda (no Brasil) e diversos outros jeitos.

Como fazer o fermento natural

A fabricação deste fermento e os pães feitos com ele são bem mais demorados, isso poderia ser citado como uma desvantagem do mesmo, porém, do mesmo jeito que a fabricação é mais longa, os mesmos podem ser armazenados por muito mais tempo, por conta de um ácido presente na composição do fermento, no qual combate o crescimento de bolor.

Para fazer o fermento natural, mesmo que seja demorado, é bem simples, basta misturar água com farinha de trigo, e esperar que os microorganismos façam seu trabalho, esse processo dura normalmente de 7 a 10 dias. Durante esse período é muito importante ficarmos adicionando água e farinha à mistura todos os dias. Também tem a opção de se adicionar frutas, iogurte ou até mesmo mel para potencializar a fermentação natural.

Vantagens da fermentação natural

Veja baixo as principais vantagens da fermentação natural e também uma receita de fermento natural muito fácil de fazer.

Melhor digestão

Você já deve ter percebido que muitas vezes, o pão tradicional pode ter uma digestão muito difícil e demorada, isso ocorre por conta da tamanha industrialização em que o mesmo está envolvido. Algo que com a fermentação natural não irá acontecer, já que a mesma tem os seus microorganismos que nos ajudam e muito na digestão, além do fato de nos deixarem menos sensíveis ao glúten e gases.

Maior saciedade

Os pães feitos com o fermento natural, são pães com um índice glicêmico baixo, isso significa que, eles trazem menos impactos nos picos de glicose, fazendo com que tenhamos uma maior saciedade, e até ajudando no emagrecimento, podendo ser uma boa escolha pra quem quer emagrecer, e não quer cortar o pão da dieta.

Menos inchaço

Já sentiu aquele inchaço no abdômen após comer um pão tradicional? Isso ocorre por conta da rápida fabricação do mesmo, impedindo com que a maior parte do gás carbônico não seja liberado. Além dos pães com fermento natural não terem esse grande problema, já que os mesmos têm um grande tempo de descanso durante a sua fabricação, durante o desenvolvimento do fermento natural, também são produzidos diversos fermentos lácticos e probióticos, no qual os mesmos fazem a pré-digestão dos pães, conseguindo assim, um inchaço abdominal bem menor. Além do menor inchaço, os prebióticos e probióticos presentes nesses pães, favorecem e muito na nossa saúde intestinal, deixando assim, ainda mais do que nunca, a fermentação natural uma escolha bem melhor e mais saudável.

Pode ser armazenado por mais tempo

Como já foi citado antes, mas é importante lembrar, a fermentação natural, durante seu processo de fabricação, é produzido o ácido acético, no qual o mesmo combate a formação do bolor, fazendo com que os pães feitos com essa fermentação possam ser armazenados por muito mais tempo que um pão tradicional, chegando até a 4 dias no ambiente normal, 7 dias na geladeira, e até 30 dias no congelador.

Seu sabor

Comparado ao pão tradicional, que já está sem graça para todo mundo, o sabor do pão com fermento natural chega a ser incomparável, tendo sua acidez e aromas como ponto forte, uma textura completamente diferente, e a casca crocante, do jeito que todo mundo gosta.

Proporciona mais nutrientes ao organismo

Os pães feitos com a fermentação natural têm o incrível poder de nos fazer absorver mais nutrientes durante a digestão, isso ocorre por conta do mesmo ter menos fitatos, uma substância muito presente no pão tradicional, na qual interferem e muito na nossa absorção de alguns minerais. Além disso, o pão feito com fermento natural, tem uma grande concentração de folato e vitamina E, conseguindo assim, nos fornecer bem mais nutrientes, e sendo bem mais vantajoso que o pão tradicional.

Veja essas receitas especiais!

Cueca Virada
Biscoito de Araruta
Rapadura de Leite
Pão Mandi
Pastel de Chocolate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEITAS NO SEU EMAIL!

Deixe seu nome e e-mail para receber as receitas diretamente no seu e-mail! Já somos mais de 5mil inscritos.