O marketing digital para restaurantes é uma ferramenta poderosa, que pode ser utilizada para captação de novas oportunidades e vendas de uma marca. Se você é empreendedor neste setor, saiba que há muitas maneiras de usar este meio de divulgação para atrair mais visitantes e, por consequência, aumentar a sua clientela.
Pensando em ajudar a quem tem dificuldade em divulgar um restaurante, desenvolvemos este artigo, onde discutiremos algumas das estratégias que são eficazes para o seu sucesso. Vamos lá?
O que é marketing digital?
O marketing digital é uma forma de marketing que utiliza meios digitais para promover produtos ou marcas. A principal vantagem do marketing digital é que ele permite que as empresas se comuniquem diretamente com o público-alvo, sem intermediários. Isso torna mais fácil e menos custoso para as empresas criarem campanhas de marketing eficazes.
Alguns exemplos de ferramentas de divulgação incluem sites, blogs, e-mails, mídias sociais, anúncios on-line e SEO (otimização para mecanismos de busca). É claro, que tudo irá depender da necessidade e da estratégia digital que será proposta, afinal as soluções podem ser semelhantes, porém cada caso é único.
Muito se falou por aqui, mas agora você deve estar se perguntando quais são as reais vantagens do marketing digital para restaurantes? Tenha calma… Vamos agora nos direcionar para esse assunto e mostrar como ele pode ser benéfico para o seu dia a dia.
As vantagens do marketing digital para restaurantes
As vantagens do marketing digital para restaurantes são inúmeras. Com o objetivo de nos ajudar com esse assunto, recorremos a Pedro Amorim, consultor de negócios pela Estação Indoor Agência de Marketing Digital, que nos fornecerá algumas vantagens, que são vividas por seus clientes, no seu dia a dia.
Para ele, uma das principais vantagens é a possibilidade de segmentação da audiência. Isso significa que você pode direcionar suas campanhas para um público específico, com base em seus interesses e hábitos de consumo. Assim, você garante que as pessoas que verão suas mensagens são aquelas que têm mais chances de se tornarem seus clientes.
Outra grande possibilidade é a flexibilidade de orçamento. Com o marketing digital para restaurantes, é possível investir tanto quanto quiser em sua campanha, sempre adaptando o investimento às suas necessidades e objetivos.
Além disso, uma das maiores vantagens é ter um maior controle sobre as campanhas realizadas. Você pode monitorar os resultados das ações em tempo real e fazer alterações quando necessário, para garantir que elas estejam sempre atingindo o seu público-alvo.
Além disso, nada melhor do que criar relacionamentos mais próximos com os clientes, não é mesmo? Para o especialista, ele classifica que através deste meio de divulgação online, é possível interagir diretamente com as pessoas que consomem o seu produto ou serviço, ouvir suas opiniões e oferecer um atendimento personalizado.
Que tipo de conteúdo criar para o marketing digital de restaurantes?
O marketing digital para restaurantes é uma ótima maneira de atrair novos clientes e fidelizar os existentes. Mas, para isso, é preciso criar conteúdos interessantes e relevantes para o seu público-alvo.
Pensando nisso, listamos algumas dicas de conteúdo que você pode criar para o marketing digital do seu restaurante:
- Conteúdos sobre a história do seu restaurante: quem fundou, como surgiu a ideia, qual o conceito por trás da marca, etc.
- Apresentação dos pratos mais populares do cardápio, com fotos e descrições detalhadas.
- Entrevistas com o chef ou proprietário do restaurante sobre as inspirações para cada prato, as técnicas utilizadas na cozinha, visão do restaurante no mercado, entre outras opções.
- Guias de vinhos e drinks: qual combinação harmoniza melhor com determinado prato? O que servir em determinada ocasião? Dicas de preparação, etc.
- Reportagens sobre eventos realizados no restaurante: lançamento de um novo prato, degustação de vinhos, festas e aniversários, shows musicais, entre outras. Aqui o importante é mostrar como seu restaurante está antenado com determinada oportunidade.
- Cobertura de premiações e reconhecimentos recebidos pelo restaurante.
- Matérias sobre a equipe: o perfil dos profissionais que trabalham no restaurante, as suas histórias de vida, o que os motiva a fazer o melhor trabalho, etc.
- Depoimentos de clientes satisfeitos com a experiência no seu restaurante.
Opções para criação de conteúdo para o marketing digital para restaurantes não faltam! Uma boa dica é sentar, de preferência, uma vez ao mês e já deixar essas publicações prontas. Mantenha uma periodicidade que seja tranquila para que alguém da sua empresa possa fazer e não esqueça sempre de olhar os resultados através de alguma ferramenta de acompanhamento.
Dicas de marketing digital para restaurantes
Não importa o tamanho do seu restaurante, através dessa divulgação é possível atrair novos clientes e fidelizar os existentes. Com tantas opções de canais e estratégias, por onde começar?
A seguir, listamos algumas dicas de marketing digital para restaurantes que vão te ajudar a alavancar as reservas e as vendas.
Crie um site responsivo
Hoje em dia, mais da metade das buscas pelos restaurantes são feitas pelo celular. Portanto, é importante investir em um site responsivo, ou seja, que se adapte às diferentes telas dos dispositivos móveis. Além de facilitar a navegação pelo usuário, isso também garante uma boa posição nos resultados de busca do Google.
Fotografia de qualidade
Nas redes sociais, as imagens são extremamente importantes para chamar a atenção dos usuários e despertar o interesse pela marca. Por isso, invista em fotos profissionais que realcem a beleza dos pratos e do ambiente. Faça o usuário “comer com os olhos”.
Use as redes sociais a seu favor
As redes sociais são uma ótima maneira de promover o seu restaurante e engajar-se com os clientes. No entanto, é importante escolher aquelas que mais têm a ver com o perfil da sua marca. Se o seu público-alvo é mais jovem, por exemplo, invista nas redes sociais mais populares entre esse público, como o Instagram e o Snapchat.
Tenha um blog
Um blog é uma ótima maneira de mostrar para os clientes quem você é e o que faz de diferente. Além disso, ele também pode ser usado para divulgar promoções e novidades sobre o restaurante.
Ofereça descontos
descontos são sempre uma ótima maneira de atrair novos clientes e fidelizar os existentes em uma estratégia de marketing digital para restaurantes. Ofereça cupons de desconto para quem fizer uma reserva pelo site ou pelas redes sociais.
Faça parcerias
Outra maneira de divulgar o seu restaurante é fazendo parcerias com outros estabelecimentos, como bares e lojas. Ofereça descontos para quem apresentar um cupom de outro estabelecimento ou faça uma troca de banners com outras marcas..
Anuncie online
Investir em tráfego pago no marketing digital para restaurantes é uma ótima maneira de divulgar o seu restaurante para um público mais amplo. Eles podem ser veiculados em sites, blogs e nas redes sociais.
Pronto para iniciar o seu projeto?
O marketing digital para restaurantes pode ser muito eficaz se você souber como usá-lo. É importante ter uma presença online forte, pois isso fará com que as pessoas saibam que o seu restaurante existe.
Sempre é bom lembrar que apenas o marketing digital sozinho não é uma solução definitiva para as vendas da sua empresa, ela auxilia no processo. De nada adiante, uma boa divulgação boa e um péssimo atendimento. Se você tiver dificuldades em conciliar ambas as funções, é recomendado procurar o serviço em uma empresa especializada.
Você tem alguma dica de marketing digital para restaurantes que não mencionamos? Deixe um comentário abaixo! Acesse o que tem pra comer e veja receitas incríveis.