Que o Natal é uma época de encanto, de amor e de prosperidade, todo mundo já sabe, não é mesmo? Além disso, há outras coisas que nos lembram essa época, como as comidas típicas e, entre elas, destacamos o panetone artesanal.
O panetone é um prato típico e que não falta na mesa do brasileiro, mas você sabia que a sua origem é do outro lado do mundo, lá na Europa?
É verdade! Afinal, o panetone, nada mais é do que “Pão de Toni”, ou seja, um padeiro italiano, da cidade de Milão, o qual criou esse delicioso panetone.
Mas as curiosidades não param por aí, a criação do panetone foi acidental. É isso mesmo, pois o Toni estava trabalhando há muito tempo e estava muito cansado e acabou errando e colocando frutas da torta na massa de pão.
Ele tentou consertar colocando mais manteiga, ovos e frutas cristalizadas na receita e, ao levar essa “torta” para o seu chefe, ele teve uma surpresa com essa criação de última hora.
A receita original do panetone é protegida por lei lá na Itália, desde 2015. Porém, há diversas variações que foram criadas por nós.
Então, por ser a época de natal e muito propícia para um panetone, aqui, trouxemos uma receita deliciosa de panetone artesanal.
Arrase na sua ceia de natal com esse panetone artesanal, afinal, ele não poderá faltar na sua mesa!
Panetone artesanal
Ingredients
- 100 gr de fermento biológico fresco
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 4 colheres (sopa) de mel
- 1 colher (café) de sal
- 250 ml de suco de laranja
- 250 ml de leite
- 6 unidades de ovo
- 2 unidades de gema de ovo
- 100 gr de manteiga
- Raspas de limão a gosto
- Raspas de laranja a gosto
- 1 colher (sopa) de essência de panettone
- 1 kg de farinha de trigo
Ingredientes do recheio
- Nozes fatiada(s) a gosto
- Frutas cristalizadas a gosto
- Uva passa a gosto
- Chocolate meio amargo picado(s) a gosto
Instructions
Misturar
- Desmanche o fermento com o açúcar, junte o mel, o sal, o suco de laranja, o leite, os ovos, a manteiga, as raspas e a essência de panetone, misture tudo e vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, amassando bem até ficar uma massa macia mas que não grude nas mãos. Deixe crescer por um hora.
Assar
- modelando pequenas bolas colocando em cada uma um pedaço do recheio desejado, feche as pontas e coloque em um aro no formato de árvore de natal, repita a operação até completar a fôrma com as bolas de massa recheadas. Pincele com o ovo batido e leve ao forno médio (180º) para assar. Depois de assado decore com fondant, cerejas e fios de ovos.