Será que você já comeu um pastel de Belém de verdade? Muitas pessoas acreditam já ter provado essa iguaria sem na verdade ter, isso porque existem várias versões desse prato que levam o mesmo nome, mas que não são como o verdadeiro. E é uma pena se você ainda não comeu o original, porque é um prato delicioso e típico de Portugal
Mas é compreensível, temos que lembrar que o pastel de Belém é um prato típico de uma única região de Portugal, se você quer comer, você tem que dar a sorte e alguém longe dessa região, no caso, onde você mora, resolva fazer a versão original e vender.
Mas existe uma alternativa a isso, que é você não esperar nenhum comerciante fazer você mesmo ir lá e fazer o seu pastel de Belém. A receita original não é complicada e você pode aprender a fazer você mesmo muito fácil. Então se você está curioso com o sabor desse prato, o momento de fazer o seu é agora.
Basta seguir certinho a nossa receita e você vai ter a melhor e mais saborosa versão do pastel de Belém na sua mesa.
Pastel de Belém
Ingredients
- 250 g de farinha de trigo
- Água com uma pitada de sal
- 150 g de manteiga ou margarina
- 1 gema
- 80 g de maizena
- 1 litro de creme de leite
- 12 gemas
- 300 g de açúcar
- Baunilha líquida
- Casca de limão (raspas)
Instructions
Preparando a massa:
- Sobre o mármore, faça um monte de farinha. Faça um buraco no meio e coloque uma gema e água o suficiente para obter uma massa maleável. Abra a massa e cubra com com 50 g de manteiga ou margarina. Dobre de tal maneira a obter três camadas de massa (dobre uma parte sobre o meio e a outra por cima). Repita essa operação duas vezes, sempre espalhando 50 gramas de margarina ou manteiga. Abra novamente, espalhe a manteiga e enrole como se fosse um rocambole. Corte o rocambole em fatias de 2 centímetros de grossura. Estenda cada rodela no fundo de uma forminha pequena, forrando também as laterais.
Recheio e forno
- Numa panela junte a maizena, o creme de leite, as gemas e metade do açúcar. Leve ao fogo até ferver. Adicione o resto do açúcar, a baunilha líquida (algumas gotas) e as raspas de limão. mexa bem e leve à fervura novamente. Desligue e coloque sobre as rodelas de massa. Leve as forminhas ao forno médio preaquecido até que estejam bem sequinhas.