Quando os pingos de massa caem no óleo quente da panela, toda a gente da casa se aproxima do fogão. Depois de dourados e escorridos, a brincadeira é empanar e perfumar todos eles em açúcar e canela claramente estamos falando desta receita bolinho de chuva.
Já reparou que a receita bolinho de chuva nunca aparece sozinha? Vem sempre aos montes, multiplicado, porque é para ser servido com fartura, já que todo mundo repete até não sobrar mais nenhum. Comida de vovó mesmo, deliciosa e fácil.
Uma declaração de amor para uma fórmula antiga da culinária caseira feita com açúcar, ovos, farinha e leite. Não é bolo. É carinhosamente um bolinho muito fofinho.
E, embora seu nome o restrinja aos dias de chuva, todo mundo sabe que a guloseima tem passe livre para ser apreciada em qualquer tempo, independente das condições meteorológicas.
No Brasil do final do século XIX, muitas receitas tinham como ingredientes de base a mandioca ou o cará, pois naquela época o trigo era caro, vinha de Portugal com o nome de “farinha do reino”. Mas agora não é mais assim, todos podem fazer essa deliciosa receita.
Receita bolinho de chuva
Ingredients
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 ovos
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- óleo para fritar
- açúcar e canela em pó para polvilhar
Instructions
Misturar
- Em um recipiente, misture o leite com os ovos. Adicione a farinha de trigo e o fermento em pó e misture bem até obter uma massa homogênea.
Fritar
- Em uma panela pequena aqueça o óleo. Com o auxílio de 2 colheres, porcione pequenas quantidades de massa e despeje-as no óleo quente. Deixe fritar até que os bolinhos estejam ligeiramente dourados.
Polvilhar
- Escorra-os em papel absorvente e passe-os no açúcar e canela em pó. Sirva a seguir.