Dentro da culinária, existem vários estilos, existem os chefs gourmet, os chefes rústicos, as culinárias baseadas em frutos do mar. Porém existe também um tipo específico de culinária muito famosa, que é a culinária de vó. E hoje temos uma torta de banana da vovó para mostrar.
Dentre todos os tipos de culinária do mundo, a comida de vó sempre parece a mais mágica de todas. Todo mundo criança teve a experiência de comer a comida da avó, e sempre que tinha a chance de comer mais, era um dia especial.
E estamos falando de tudo, desde as comidas salgadas até os doces, do simples arroz e feijão, até uma torta. E por isso estamos aqui justamente para falar de uma torna, a torta de banana da vovó.
Bananas são usadas na culinária brasileira desde sempre, e não tem nada que dê uma cara mais tropical para uma comida do que uma banana. Então nem preciso explicar o quanto uma torta de banana da vovó é deliciosa.
E hoje você vai descobrir isso na prática. Hoje vamos passar a receita perfeita de torta de banana da vovó para você reviver o sabor daquela comida da sua infância.
Torta de banana da vovó
Ingredients
- 5 bananas (maduras)
- 1 xícara (chá) de Farinha de Trigo
- ½ xícara (cha) de açúcar
- 200ml xícara (chá) de Leite
- 1 ovo grande
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- ½ colher (sopa) de Fermento
- Canela a Gosto
Instructions
Misturando ingredientes:
- Em uma tigela misture todos os ingredientes “úmidos” ou seja: Leite, Ovo, Manteiga (derretida). Em outra Tigela misture todos os ingredientes secos (farinha de trigo, fermento, açúcar e canela).
Preparando a forma:
- Corte as bananas no sentido do comprimento e comece a montagem em uma forma de no máximo 20cm untada e polvilhada com açúcar. Coloque metade da mistura seca na parte de baixo da forma, espalhando muito bem e acomode todas as bananas e cubra com o restante da parte seca e cubra com todo o conteúdo “úmido”
Forno e finalização:
- Com uma faça faça pequenos buracos e afaste um pouco as bananas para cair a parte liquida para dentro, fazendo movimentos circulares até cobrir toda a superfície. Caso fique “ilhas de farinha seca” cubra com um pouquinho de leite. Leve para o forno preaquecido a 200°C por cerca de 40 minutos ou até ficar bem dourado e crocante. A banana precisa estar bem bem bem madura, aquele estagio que ela já esta com a casca escura, pois isso ajuda a dar umidade e liga em tudo.