Bolo de natal chantilly

bolo de natal chantilly

Compartilhe essa receita com as suas amigas:

Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print

O Natal está chegando, as listas de presentes estão sendo preparadas e as ceias estão sendo planejadas, não é verdade?

Então, você já parou para pensar em qual bolo você pode servir nessas festividades? Se não pensou, não se preocupe, pois trouxemos uma ideia e uma receita muito especial: um bolo de natal chantilly. 

Saiba que nós já testamos aqui em casa e, para ser sincera, todos amaram essa receita.

A nossa receita de bolo de natal, dessa vez, vai muito chantilly e muito morango, ela é conhecida como bolo de natal japonês.

Então, sugerimos que você reúna a sua família, façam e preparem juntos essa deliciosa receita, ela será um excelente divertimento para as crianças. 

São memórias e histórias que ficarão gravados para sempre no coração delas e, quem sabe, até mesmo uma tradição passada de pessoa para pessoa.

Sendo assim, reserve um tempinho para essa receita e se delicie com o sabor incrível que esse bolo de natal chantilly possui. Ele é muito saboroso. Confira!

bolo de natal chantilly

Bolo de natal chantilly

O Natal está chegando, as listas de presentes estão sendo preparadas e as ceias estão sendo planejadas, não é verdade?
Prep Time 1 hour
Cook Time 23 minutes
Total Time 1 hour 23 minutes
Course Receita de Natal
Cuisine Japonesa
Servings 22 porções
Calories 152 kcal

Ingredients
  

  • 150 g Ovos
  • 100 g Açúcar cristal
  • 90 g Farinha para Bolo (farinha com baixo teor de glúten ou proteínas)
  • 15 g Manteiga sem Sal
  • 1 colher de sopa de Leite

Ingredientes para a calda

  • 2 colheres de sopa Açúcar cristal
  • 3 colheres de sopa Água Quente
  • 1 colher de sopa Kirsch um tipo de bebida feita com cerejas fermentadas – Opcional

Ingredientes para a cobertura

  • 400 mltCreme de Leite Fresco com 35% de gordura
  • 3 colheres de sopa Açúcar cristal
  • 450 g Morangos
  • Açúcar de Confeiteiro

Instructions
 

Preaquecer

  • Antes de começar a preparar a massa, preaqueça o forno a 160°C. Forre o fundo e a lateral de uma forma de bolo com papel manteiga.
    bolo de natal chantilly

Bater

  • Coloque os ovos em uma tigela grande e bata-os com uma batedeira a baixa velocidade. Adicione o açúcar de uma só vez e bata por cerca de 30 segundos. Coloque a tigela em água quente e bata o ovo em velocidade alta de 1 a 2 minutos. Uma temperatura por volta de 70°C a 80°C é a ideal para a água quente. Desta maneira, a mistura de ovo não ficará muito quente. Coloque seu dedo na mistura. Se estiver quente o suficiente, retire a tigela da água quente.
    bolo de natal chantilly

Aquecer

  • Adicione o leite na manteiga sem sal e aqueça-os na água quente.
    bolo de natal chantilly

Bater

  • Continue a bater o ovo em velocidade alta de 3 a 3 minutos e meio até a superfície ter uma forma ondulada. À medida que você levanta o batedor, a mistura cai lentamente e seu rastro não desaparece imediatamente. Esse estágio é chamado de pico mole.
    bolo de natal chantilly

Misturar

  • Troque o batedor por um fouet e mexa o ovo uniformemente. Coloque a farinha de trigo na tigela. Misture delicadamente a farinha que está no fundo da tigela com uma espátula de silicone. Tente não desfazer a espuma e mexa do fundo da tigela até a superfície por aproximadamente 30 vezes. Quando toda a farinha estiver misturada, coloque uniformemente a manteiga pré-aquecida sobre a massa. Mexa do fundo da tigela até a superfície e deixe a massa cair da espátula. Repita esse processo por volta de 50 vezes para misturar.
    bolo de natal chantilly

Assar

  • Quando a massa estiver brilhante e macia, coloque-a de uma vez só em uma forma de bolo. Bata a forma de bolo na bancada algumas vezes para remover qualquer bolha que possa estar na massa. Coloque-a no forno pré-aquecido e asse a 160°C por aproximadamente 23 minutos. Remova o pão de ló do forno. Fure o bolo com um palito e verifique se não ficou massa no palito.
    bolo de natal chantilly

Esfriar

  • Bata a forma de bolo na bancada algumas vezes para que o pão de ló não se encolha. Cubra o bolo com papel manteiga, vire-o e deixe-o esfriar em uma grade. Quando ele estiver completamente resfriado, levante e remova a forma de bolo. Vire o bolo e remova o papel manteiga.
    bolo de natal chantilly

Preparar a calda

  • Vamos preparar a calda para molhar o bolo. Dissolva açúcar em água quente e deixe esfriar. Escolha 8 morangos que estejam com uma boa aparência e remova o seu cabinho. Os demais morangos vão no recheio do bolo. Remova o cabinho deles também e corte em fatias no sentido do comprimento.
    bolo de natal chantilly

Preparar o chantilly

  • Vamos preparar o chantilly. Adicione o açúcar ao creme de leite. Coloque a tigela em água gelada e bata o creme com um fouet. Um batedor pode facilmente bater demais o creme, por isso nós usamos o fouet. Como mostrado no vídeo, bata o creme até que ele atinja o estágio de pico macio.
    bolo de natal chantilly

Montagem

  • Vamos cobrir o pão de ló com o chantilly. Remova o papel manteiga e coloque o bolo em um prato giratório de bolo. Antes de dividir o bolo ao meio, faça uma linha na lateral no bolo enquanto gira o prato giratório. Corte o bolo horizontalmente ao longo da linha para que você obtenha um corte limpo. Coloque a parte de cima do bolo em uma grade com a parte cortada virada para cima. Adicione o Kirsch à calda esfriada feita anteriormente. Pincele a parte de cima do bolo com a calda. Repita e deixe a outra metade absorver a calda. Coloque o chantilly na parte de baixo do bolo. Espalhe o chantilly na superfície com uma espátula de bolo. Cubra a camada de chantilly com os morangos fatiados. Coloque o chantilly por cima e espalhe uniformemente. Adicione uma camada extra de chantilly para cobrir os morangos completamente. Coloque a parte de cima do bolo à outra metade com a parte que foi molhada com a calda virada para baixo. Coloque calda no topo do bolo. Coloque uma quantidade generosa de chantilly no topo. Espalhe uniformemente com a espátula enquanto gira o prato. Segure a espátula na vertical e cubra as laterais com o chantilly. Deslize a espátula ao longo do bolo enquanto passa o chantilly. Mova a espátula diagonalmente virado para cima à direita, criando assim uma superfície decorativa na lateral. Por fim, deslize da borda para o centro a espátula no topo do bolo, aparando de acordo com o formato redondo do bolo.
    bolo de natal chantilly

Decorar o bolo

  • Vamos decorar o bolo. Prepare o saco de confeiteiro que tem um bico no formato de estrela. Coloque o chantilly no saco. Aperte levemente para remover o ar que está dentro do saco. Decore a borda do bolo com um padrão ondulado enquanto gira o prato. Coloque chantilly para colocar os morangos em cima depois. Coloque a ponta da espátula no prato giratório de bolo, gire-o e remova o excesso de chantilly. Levante o bolo com a espátula e coloque-o em um prato de bolo. Coloque os morangos no topo. Polvilhe com açúcar de confeiteiro para parecer que tem neve. Finalmente, vamos colocar os enfeites de natal no topo e está pronto para servir!
    bolo de natal chantilly

Veja essas receitas especiais!

Caldo de Sururu
Salpicão de Frango Simples
Receitas Deliciosas para jogar FIFA
Como fazer Patê de Atum
Quiabo Refogado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




RECEITAS NO SEU EMAIL!

Deixe seu nome e e-mail para receber as receitas diretamente no seu e-mail! Já somos mais de 5mil inscritos.