Se tem uma coisa que é uma marca registrada da culinária brasileira, é a nossa habilidade em aproveitar alimentos que já pareciam perdidos. Fazemos isso com muita coisa, como arroz e também o pã. E às vezes conseguimos fazer algo que já está envelhecido em algo novo e completamente diferente, e um bom exemplo disso é o pudim de pão velho.
O pudim de pão velho é uma receita tipicamente brasileira, algo que só poderia ser pensado com uma mente criativa verde e amarela, que faz com que você não precise jogar fora aquele pão adormecido.
As pessoas, é claro , gostam apenas de pão quentinho e macio, e conforme o pão passa de um dia para o outro, ele vai ficando mais murcho e vai endurecendo. Então antes que seu pão se torne uma verdadeira pedra, você pode rasgar ele e transformá-lo em um verdadeiro doce delicioso.
E hoje nós estamos aqui para ensinar você o passo a passo como fazer isso, hoje vamos ensinar como você pode fazer um pudim de pão velho, que fica delicioso e sem precisar que você use diversos ingredientes, reaproveitando algo que originalmente iria ser jogado fora.
Pudim de pão velho
Ingredients
- 4 pães amanhecidos cortados
- 1 caixinha de leite condensado
- 600ml de leite
- 3 ovos
- 1 pacotinho de coco ralado
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de água
Instructions
Açúcar:
- Derreta o açúcar em uma panela, no fogo médio. Em seguida abaixe o fogo e adicione a água. OBS: Nesse momento o açúcar ficará grudento e pegajoso. Mexa sem parar até que a calda fique bem liquida. Caramelize uma forma de pudim e reserve.
Liquidificador:
- Pique os pães amanhecidos e transfira para o liquidificador. Adicione o leite condensado, o leite, os ovos e o coco ralado. Bata tudo até que fique homogêneo. Despeje tudo na forma caramelada.
Forno:
- Leve para assar em banho-maria (com água quente) no forno preaquecido, 180ºC, por cerca de 50 minutos. Retire do forno, aguarde esfriar e deixe na geladeira por 2 horas. Desenforme e sirva em seguida.