O tomate confit, apesar do nome refinado, que vem de confitar, é muito fácil de fazer. E quando o assunto é sobre os aperitivos elegantes para as festas de fim de ano! Antes de apresentar a receita dessa iguaria, vamos aprender um pouco sobre ela.
Bom, confitar é cozinhar um alimento em gordura a baixa temperatura e lentamente. Pode ser feito em uma panela, no fogão ou em uma forma no forno. O alimento deve ser coberto pela gordura ou óleo e a temperatura da gordura não pode ultrapassar os 100 graus. Para deixar mais saboroso, podemos adicionar temperos e ervas.
O tomate confit, certamente, é uma das receitas mais versáteis da cozinha. Isso porque, ela é muito simples de fazer, é uma opção maravilhosa que pode servir como base para uma massa, como acompanhamento de uma refeição ou simplesmente como aperitivo.
Então, para que esse prato não falte na ceia de Natal, confira as dicas que separamos, especialmente, para você!
Tomate confit
Ingredients
- 500 g de tomate-cereja
- 2 dentes de alho
- 1 pitada de sal a gosto
- 1 xícara de azeite de oliva ou azeite extra virgem
- orégano a gosto
- tomilho a gosto
- tomate seco sem azeite a gosto
- pimenta calabresa a gosto
- pimenta-preta a gosto
- sais temperados a gosto
- cebolinha e salsinha a gosto
Instructions
Cortar
- Lavar os tomates e secar com papel toalha, um a um e cortá-los na metade, em sentido de comprimento.
Temperar
- Colocá-los em uma assadeira com o fundo coberto de azeite, cortar os dentes de alho em fatias e espalhar por cima dos tomates. Depois, temperar a gosto com ervas e acrescentar a pitada de sal a gosto. Por último, regar com o resto da xícara de azeite.
Assar
- Levar ao forno em potência alta, por aproximadamente 30 min, ou até os tomates ficarem murchos, mas inchados de azeite.
Conservar
- Conservar por até 2 semanas, em pote de vidro lacrado na geladeira. Servir com carnes, massas, saladas, pão e torradas.