Bolo de rolo

bolo de rolo

Compartilhe essa receita com as suas amigas:

Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print

Hoje apresentaremos uma receita que é reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do estado de Pernambuco: o bolo de rolo. A origem dessa sobremesa está na adaptação do bolo português “colchão de noiva”, uma espécie de pão de ló enrolado em camadas grossas como um rocambole.

O nome “bolo de rolo” surgiu devido ao formato da sobremesa, que não segue os padrões tradicionais de um bolo: ela se assemelha a um rocambole, mas conta com muito mais camadas e é feita com pão de ló.

Atualmente, essa delícia deixou de ser destaque apenas no café da tarde e está virando destaque em eventos como casamentos e aniversários. A diferença é que, na versão para festas, o bolo é feito em camadas e não no típico formato de rolo. Inclusive, esse tipo de bolo pode ser feito de uma forma adaptada para formatos pequenos que podem ser apresentados como doces finos ou, até mesmo, como lembrancinhas.

Certamente, ficou curioso para saber como fazer o famoso bolo de rolo, não é mesmo? Então, vamos conhecer a receita incrivel que você só encontra no O que tem pra comer.

bolo de rolo

Bolo de rolo

Hoje apresentaremos uma receita que é reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do estado de Pernambuco: o bolo de rolo.
Prep Time 20 minutes
Cook Time 50 minutes
Total Time 1 hour 10 minutes
Course Bolo, Sobremesa
Cuisine Brasileira
Servings 12 porções
Calories 201 kcal

Ingredients
  

  • 200g de margarina
  • 200g de açúcar
  • 6 gemas
  • 200g de farinha de trigo
  • 6 claras em neve

Recheio

  • 500g de goiabada
  • 1/2 xícara de água

Instructions
 

Massa

  • Bata na batedeira a margarina com o açúcar até formar um creme. Coloque as gemas e continue batendo até ficar cremoso. Após, junte a farinha de trigo e, por último, as claras em neve.
    bolo de rolo

Recheio

  • Leve ao fogo a goiabada com a água e deixe amolecer, ficando como uma geleia mole.
    bolo de rolo

Montagem

  • Coloque de 5 a 6 colheres de sopa de massa para assar cada bolo, levando ao forno pré-aquecido por 5 minutos, aproximadamente, e espalhe bem fina a massa na forma. Vire o bolo sobre um pano úmido polvilhado com açúcar, passe uma camada bem fina da goiabada e enrole.
    bolo de rolo

Forno:

  • Asse o segundo bolo, passe o recheio e enrole com o primeiro bolo. Faça o mesmo procedimento com toda a massa, rende mais ou menos 5 bolos. Por último, polvilhe com açúcar.
    bolo de rolo

Veja essas receitas especiais!

Quiabo Refogado
Caldo de ervilha
Peixe na Airfryer
Receita de Pão de Queijo simples
Salada marroquina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




RECEITAS NO SEU EMAIL!

Deixe seu nome e e-mail para receber as receitas diretamente no seu e-mail! Já somos mais de 5mil inscritos.