Hoje apresentaremos uma receita que é reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do estado de Pernambuco: o bolo de rolo. A origem dessa sobremesa está na adaptação do bolo português “colchão de noiva”, uma espécie de pão de ló enrolado em camadas grossas como um rocambole.
O nome “bolo de rolo” surgiu devido ao formato da sobremesa, que não segue os padrões tradicionais de um bolo: ela se assemelha a um rocambole, mas conta com muito mais camadas e é feita com pão de ló.
Atualmente, essa delícia deixou de ser destaque apenas no café da tarde e está virando destaque em eventos como casamentos e aniversários. A diferença é que, na versão para festas, o bolo é feito em camadas e não no típico formato de rolo. Inclusive, esse tipo de bolo pode ser feito de uma forma adaptada para formatos pequenos que podem ser apresentados como doces finos ou, até mesmo, como lembrancinhas.
Certamente, ficou curioso para saber como fazer o famoso bolo de rolo, não é mesmo? Então, vamos conhecer a receita incrivel que você só encontra no O que tem pra comer.
Bolo de rolo
Ingredients
- 200g de margarina
- 200g de açúcar
- 6 gemas
- 200g de farinha de trigo
- 6 claras em neve
Recheio
- 500g de goiabada
- 1/2 xícara de água
Instructions
Massa
- Bata na batedeira a margarina com o açúcar até formar um creme. Coloque as gemas e continue batendo até ficar cremoso. Após, junte a farinha de trigo e, por último, as claras em neve.
Recheio
- Leve ao fogo a goiabada com a água e deixe amolecer, ficando como uma geleia mole.
Montagem
- Coloque de 5 a 6 colheres de sopa de massa para assar cada bolo, levando ao forno pré-aquecido por 5 minutos, aproximadamente, e espalhe bem fina a massa na forma. Vire o bolo sobre um pano úmido polvilhado com açúcar, passe uma camada bem fina da goiabada e enrole.
Forno:
- Asse o segundo bolo, passe o recheio e enrole com o primeiro bolo. Faça o mesmo procedimento com toda a massa, rende mais ou menos 5 bolos. Por último, polvilhe com açúcar.