O camarão é um dos frutos do mar mais apreciados no mundo todo. Por aqui consumimos muito, e em todo o brasil> claro que quem mora no litoral acaba tendo o privilégio de comer mais fresquinho, mas por mesmo assim por todos os cantos desse enorme país as pessoas apreciam, principalmente os derivados vindos do camarão, como por exemplo o caldo de camarão.
Esse caldo é típico do nordeste do Brasil, mais especificamente vindo do Sergipe, e dela acabou ganhando o Brasil todo, e inclusive conquistando o coração de quem vem de fora e acaba provando esse prato, algo que possui muito sabor, fazendo com que o paladar fique em polvorosa.
Muito disso vem do fato de ser um prato com um número grande de ingredientes, e até ser considerado um prato de nível médio para difícil, mas não é nada que não possa ser feito se você seguir a receita com atenção, e caprichar bem.
Então chega de enrolação e vamos ensinar para você a receita perfeita do caldo de camarão, a receita que vai fazer você subir de nível no ranking de cozinheiros, fazendo um prato tradicional e delicioso ao mesmo tempo.
Caldo de camarão
Ingredients
- 4 colheres (sopa) de óleo de soja
- 2 tabletes de caldo de peixe
- 5 xícaras (chá) de água quente
- 1 unidade de cebola picada
- 2 xícaras (chá) de leite de coco
- 500 gr de camarão limpo
- 1 unidade de pimentão verde picado
- 6 unidades de tomate picados e sem sementes
- 2 dentes de alho picado
- 1/4 xícara (chá) de cheiro-verde
- 2 colheres (sopa) de coentro
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino branca a gosto
Instructions
Aquecer panela:
- Aquecer o óleo em uma panela e acrescentar o alho, pimentão e a cebola. Refogar até a cebola ficar macia e adicionar metade dos camarões temperados com sal e pimenta-do-reino. Refogar por 2 minutos e acrescentar os tomates, refogar por mais 1 minuto e regar com a água e o caldo de peixe dissolvido.
Cozinhar:
- Cozinhar por cerca de 15 minutos, retirar do fogo e bater no liquidificador, colocar novamente na panela e adicione o leite de coco, salsinha, cebolinha e o coentro. Ferver por mais 6 minutos e temperar com sal e pimenta-do-reino. Temperar os camarões restantes e refogar em um pouco de óleo, quando estiverem cozidos, retirar do fogo e reservar. Distribuir os camarões refogados em canequinhas individuais e cobrir com o caldinho bem quente. Salpicar com mais cebolinha e salsinha.