No Natal os doces não podem faltar, e um dos que mais chama as atenções é o pavê. Poucos resistem a esta delícia e, para que você a aprenda a fazer, preparamos a receita de pavê para o natal.
Depois de se deliciar com peru, chester, bacalhau e todas as comidas da ceia de natal, nada melhor que uma sobremesa à altura desse banquete e a receita de pavê para o Natal é aquela escolha certeira que todo mundo gosta.
Essa sobremesa natalina é de origem brasileira e teve a inspiração de seu nome na França. O nome pavê é derivado da palavra francesa pavage, que significa pavimento, ou seja, o que é feito de várias camadas.
No Brasil, o pavê natalino é a sobremesa queridinha das festividades de fim de ano. E é por isso que vamos apresentar a receita de pavê para o natal, afinal, o natal não seria o mesmo sem a velha piada do “é pavê ou pacomê?”, não é mesmo?
Receita de pavê para o Natal
Ingredients
- 400 gramas de biscoito maisena ou champagne
- 2 xícaras de leite (480 mililitros)
- 5 colheres de sopa de rum
- 1 xícara de cerejas escorridas
- 1 tablete de chocolate meio amargo
Creme branco
- 2 latas de leite condensado
- 4 latas de leite (segundo a medida da lata de leite condensado)
- 4 colheres de sopa de maisena
- 1 colher de sopa de essência de Panetone ou de baunilha
Instructions
Cozinhar
- Para preparar seu pavê de Natal especial comece pelo creme branco. Para isso coloque em uma panela o leite condensado, o leite com a maisena dissolvida nele e a essência de Panetone ou de baunilha. Leve ao fogo baixo e fique mexendo sem parar até engrossar. Depois desligue e deixe esfriar.
Umedecer
- Misture em uma tigela o rum com as 2 xícaras de leite e umedeça alguns biscoitos nesse líquido. Coloque os biscoitos umedecidos em um refratário de vidro, de modo a ocupar todo o fundo.
Montar
- Coloque sobre os biscoitos algumas raspas de chocolate, algumas cerejas picadas e uma camada do creme branco. Repita as camadas de biscoito, chocolate, cereja e creme até terminar o creme.
Gelar
- Decore a última camada do seu pavê de Natal com as restantes raspas de chocolate e cerejas, que podem ser inteiras. Leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas, para ganhar consistência e sirva.