Receita Leitão à Bairrada

Receita leitão à bairrada

Compartilhe essa receita com as suas amigas:

Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print

Hoje iremos trazer para vocês uma deliciosa e, diga-se de passagem, muito interessante receita de porco à moda paraguaia. A receita de leitão à bairrada tem em sua receita um contexto histórico muito interessante. Ele chegou aqui no Brasil no início da Guerra do Paraguai, em meados dos anos de 1864.

Alguns combatentes o tornaram muito conhecido depois de tê-lo experimentado na região do Paraná, sendo ensinados a preparar a receita pelos paraguaios que chegaram para a guerra. Com o passar do tempo, a receita foi adaptada pelos sulistas, com a adição de temperos mais fortes, sal e limão.

Depois disso, a receita leitão à bairrada passou por várias novas adaptações agora na região sul do país. E aos poucos, por ser uma receita muito saborosa e diferenciada, ela foi levada para os outros estados do Brasil, e se tornou muito conhecida por aqui.

Essa deliciosa receita leitão à bairrada tem o diferencial de precisar ficar algumas horas na churrasqueira para o seu preparo completo, então recomendamos que uma churrasqueira seja disponibilizada pensando em seu tempo de preparo mais longo.

Outra dica importante, é que a carne deve estar completamente desossada para o preparo do mesmo, você pode pedir para o açougueiro do local onde adquiriu a carne fazer esse procedimento de tirar os ossos. Pode ser servido também com um delicioso purê de mandioca, que o deixa com um gosto muito bom e incrementado.

A receita leitão à bairrada é considerada uma ótima escolha de prato principal para as festas do fim de ano, como o Ano Novo. Pela sua quantidade de carne abastada, a receita leitão à bairrada serve muitas pessoas sem problema algum, isso sem considerar os adicionais de acompanhamento.

Abaixo, iremos passar os ingredientes que você precisa ter disponível para receita leitão à bairrada em sua casa, isso com um passo a passo muito detalhado para que você consiga fazê-la da forma mais prática e certeira.

Receita leitão à bairrada

Receita Leitão à Bairrada

Hoje iremos trazer para vocês uma deliciosa e, diga-se de passagem, muito interessante receita de porco à moda paraguaia. A receita de leitão à bairrada tem em sua receita um contexto histórico muito interessante. Ele chegou aqui no Brasil no início da Guerra do Paraguai, em meados dos anos de 1864.
Prep Time 4 hours
Cook Time 2 hours
Total Time 6 hours
Course Carne
Cuisine Brasileira
Servings 6 porções
Calories 382 kcal

Ingredients
  

  • 1 leitão com cerca de 6kg
  • Rodelas de laranja para enfeitar
  • Bastante pimenta
  • 1 ramo de salsa
  • Alhos picados
  • Sal grosso
  • Banha

Instructions
 

Preparando o leitão:

  • Depois de morto, mergulhe o leitão em água a ferver e raspe com uma faca, esfregando com um pano áspero para lhe tirar os pelos, lavando-o muito bem de seguida. Abra o leitão e retire as tripas. Lave novamente o leitão e pendure-o num prego, onde o deverá deixar secar durante 4 horas. Enfie o leitão num espeto e passe por dentro a mistura de banha, dentes de alho pisados, sal e pimenta, sendo cheio com o molho por dentro. Costure o porco com agulha e fio de cozinha, enquanto aquece o forno para cozinhar.
    Leitão à Bairrada

Forno:

  • Leve o leitão no forno, colocando por baixo o recipiente para recolher a gordura que vai escorrendo. De ½ em ½ hora, retire o leitão do forno e passe com um pano na pele, para limpar o excesso de gordura. Ao tirar o leitão e limpá-lo, este sofre um choque frio, o que vai levar a que o assado fique com a pele dura e estaladiça. O tempo de cozimento varia entre 1 hora e ½ a 2 horas. Depois de assado, retire do espeto e coloque numa travessa.
    Leitão à Bairrada

Veja essas receitas especiais!

Caldo de ervilha
Peixe na Airfryer
Receita de Pão de Queijo simples
Salada marroquina
Creme de abacaxi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




RECEITAS NO SEU EMAIL!

Deixe seu nome e e-mail para receber as receitas diretamente no seu e-mail! Já somos mais de 5mil inscritos.