Essa deliciosa receita de orelha de pau irá lembrar você de uma panqueca americana, porém bem mais leve e com ingredientes mais simples e um modo de preparo super prático de fazer. Essa receita foi criada durante um longo período de seca, aqui mesmo no Brasil, não é atoa que recebe um nome tão brasileiro e cheio de charme desse jeito, né? Nossa receita de hoje é perfeita para aquela quebra de jejum no meio do dia, durante seu café da tarde, gostosa de comer por si mesma ou junto a chocolate derretido, por exemplo, para um sabor ainda mais gostoso.
A Orelha de Pau é muito deliciosa e intriga muitas pessoas com seu nome peculiar, mas fique sabendo que há uma razão muito engraçada para isso. Essa receita se assemelha muitíssimo com um fungo, não comestível, com o mesmo nome popular, sua aparência em formato e em cor são muito próximos um do outro, portanto decidiram nomear a comida com o mesmo nome peculiar desse fungo. É uma comida muito comum no Nordeste e Norte do país, considerada aquela boa comida de vó que toda pessoa comeu em sua infância durante os fins de tarde na casa dos avós. Não há como negar, é uma delícia!
Hoje iremos mostrar uma receita de Orelha de Pau, que é simplesmente sensacional e rápida de ser feita, então leia até o final e saiba como fazer.
Veja mais receita de Lanches.
Receita de Orelha de Pau
Ingredients
- 5 colheres de chá de farinha de trigo sem fermento
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 ovo
- 1 copo de leite 100ml
- 1 pitada de sal
Instructions
- Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e misture bem até ficar uma massa homogênea.
- Em uma frigideira, de preferência antiaderente para soltar fácil, coloque uma colher de óleo para cada fritura.
- Despeje a massa em pequenas quantidades, virando sempre até dourar.
Uma resposta
A orelha de pau original, que era feita por minha avó, e depois, por minha mãe, tinha como ingredientes, apenas, farinha de milho, feita em casa (não industrializada), ovos, mel de rapadura derretida numa panela, com água e erva-doce, e ovos.
Preparada a massa, com os demais ingredientes, as porções tendo por medida (01 xícara grande de tomar café, para cafa orelha se pau) são postas numa frigideira com óleo de soja, girassol, ou banha de porco.
Assa-se de um lado, vira-se, com uma palheta de madeira ou plástico, e assa-se do outro lado.
Fica bem moreninha, e é uma delicia com café.
Quando consumida 12 horas depois, fica melhor ainda.
Exemplo: faz-se à noite, consome-se no café da manhã do dia seguinte*.
(*) se tiver paciência para esperar. Claro!