5 Dicas do dia a dia na cozinha que você precisa conhecer

dicas cozinha e culinaria

Compartilhe essa receita com as suas amigas:

Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print

Se você é iniciante na cozinha, ou até mesmo experiente, mas não conhece muitos truques ou dicas do dia a dia na cozinha, então significa que você está no lugar certo para aprender tudo sobre isso, elevando assim o nível da sua culinária, e deixando muitas praticidades e dicas do dia a dia na cozinha que com certeza irão lhe servir alguma hora.

No começo pode parecer meio complicado para os iniciantes, até porque um dos principal problema na culinária, é conseguir lembrar de tudo que aprendemos, mas com o passar do tempo, com a prática, e estudo, você conseguirá dominar e lembrar da maioria das dicas do dia a dia na cozinha, deixando sua vida dentro e até mesmo fora da cozinha bem mais fácil e prática.

As 5 principais dicas do dia a dia na cozinha

Sempre aquecer a frigideira primeiro antes de saltear algo

É muito comum para quem não tem muita intimidade com a cozinha, ligar o fogo e já ir colocando os ingredientes dentro da frigideira, porém essa prática tira e muito a qualidade da sua culinária. É de muita importância que você espere que a frigideira esquente, para depois colocar o óleo ou a manteiga, para aí sim, poder saltear a cebola, o alho, os legumes, entre outros. Isso fará com que os ingredientes desenvolvam mais sabor.

Sempre deixe o feijão de molho para o mesmo ficar macio

Já se perguntou do porque o seu feijão ficar muito duro e com uma textura chata? Com certeza o seu erro para que isso tenha acontecido, foi não deixar o feijão de molho antes de cozinhá-lo. É recomendável deixar o feijão por no mínimo 3 horas de molho (o ideal é de um dia para o outro), antes de cozinhá-lo.

Use uma panela grande para o macarrão não grudar

A dica de ouro para não deixar o macarrão grudar, é simplesmente usar uma panela grande, para que o macarrão tenha bastante espaço, além de ferver bem a água e adicionar uma quantidade boa de sal, que também ajuda.

Acrescente temperos frescos no final da receita

Se o seu objetivo é acrescentar temperos frescos a alguma receita, como arroz ou molho de tomate, priorize fazer isso no final da receita, após o cozimento, pois isso fará com que o frescor do tempero continue.

Cozinhe cada alimento separadamente para desenvolver mais sabor

Quando priorizamos o cozimento de cada alimento separadamente um do outro, para depois juntarmos e fazermos a receita final, acabamos fazendo com que cada alimento desenvolva mais sabor individualmente, elevando muito o nível do prato. Das 5  dicas do dia a dia na cozinha, essa com certeza é uma das que fazem mais diferença.

Truques e curiosidades na cozinha

Assim como as dicas do dia a dia da cozinha, existem também diversos e inúmeros truques e curiosidades na cozinha, porém aqui estão separados os principais e mais interessantes que um iniciante deve saber.

Use somente a parte colorida nas raspas de limão ou laranja

Tome muito cuidado para não usar a parte branca do limão ou da laranja ao colocar raspas em alguma receita, pois a parte branca das mesmas são amargas.

Suco de limão no cozimento do arroz

Se você quer obter um arroz mais soltinho e branquinho, uma dica de ouro é, durante o cozimento do arroz, colocar algumas gotas de suco de limão na água. 

Corrigindo sal do molho

Com certeza alguém já te falou para tomar cuidado com o sal na cozinha, pois é fácil de colocar, mas difícil de tirar, porém este truque mostra que essa frase não está tão certa. Caso você tenha exagerado no sal do molho, coloque um pedaço de pão ou uma batata descascada na panela do molho, antes de terminar o seu preparo.

Não espete bifes e frangos com o garfo

Quando você for fritar bifes ou frangos, de maneira nenhuma espete-os com o garfos durante a fritura, pois isso fará com que os mesmos percam líquidos, e acabem ficando ressecados.

Adicione sal na carne somente no final

Se você obter o hábito de colocar o sal na carne somente no final do preparo da mesma, fará com que suas receitas com carne subam de nível, pois essa técnica faz com que a carne fique mais macia e suculenta.

Sempre deixe as carnes, frangos e peixes descansarem após o preparo

Com este, acabam-se os truques e dicas do dia a dia na cozinha, porém só porque este é o último, não significa que não é importante. Sempre que você fizer o preparo de alguma carne, peixe e até mesmo frango, após o término, não saia cortando e servindo diretamente, é de extrema importância deixar com que o alimento descanse por pelo menos 3 minutos após o seu preparo, para garantir uma maior suculência do mesmo.

Veja essas receitas especiais!

Quiabo Refogado
Caldo de ervilha
Peixe na Airfryer
Receita de Pão de Queijo simples
Salada marroquina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEITAS NO SEU EMAIL!

Deixe seu nome e e-mail para receber as receitas diretamente no seu e-mail! Já somos mais de 5mil inscritos.