Macarrão: como não errar no ponto e fazer um macarrão que iria agradar até a nona italiana!

Como fazer macarrão simples passo a passo1

Compartilhe essa receita com as suas amigas:

Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print

Atualmente, mesmo sendo muito simples, fazer um macarrão bom, e deixa-lo ao no ponto certo ainda é um desafio para muitas pessoas, inclusive as iniciantes na cozinha, entretanto, não há mais com o que se preocupar, pois aqui você irá aprender tudo de como fazer macarrão simples passo a passo de um jeito maravilhoso, que deixará até a nona italiana em prantos com tanta perfeição.

Dicas de como fazer macarrão simples passo a passo

Para acertar o ponto do macarrão, é preciso de muitos mais cuidados do que somente retirá-lo do fogo na hora certa, é preciso se atentar a todos os detalhes, e fazer cada parte de sua preparação de forma correta, porém não chega a ser um bicho de sete cabeças, como você irá ver agora, é bem prático como fazer macarrão simples passo a passo. 

Como fazer macarrão simples passo a passo

Primeiramente, se atente a escolher a panela certa, muitos dizem que panela velha é a que faz comida boa, porém com macarrão o ditado muda um pouco, panela grande faz comida boa, é de muitíssima importância que você escolha uma panela bem grande para o preparo do macarrão, isso fará com que caiba mais água e evite com que o macarrão grude um no outro, a proporção ideal para o preparo de macarrão, em relação à água, é de a cada 100 gramas de macarrão, ter 1 litro de água.

Após colocar a água na panela e levá-la ao fogo, é importante ficar de olho, assim que a mesma começar a ferver, é a hora de adicionar o sal e o macarrão, é essencial colocar o sal somente após a água ferver, pois caso contrário, a água demora bem mais tempo para ser fervida. E outro detalhe muito importante, não é necessário quebrar o macarrão, não faça isso em hipótese alguma! Com a quantidade correta de água, o macarrão começa a escorregar para dentro da panela aos poucos, até ficar totalmente submerso na água. Muitas pessoas têm o hábito de adicionar óleo juntamente ao sal e a água, porém como dito antes, se estiver a quantidade de água correta, não é necessário o acréscimo de óleo, que pode acabar se atrapalhando no cozimento do macarrão 

Outra dica de ouro de como fazer macarrão simples passo a passo é, mexa o macarrão, pois o mesmo começa a grudar, tanto um no outro, quanto nas bordas da panela, então é de suma importância que você fique mexendo o macarrão até o mesmo estar finalizado, basta usar um simples garfo (de preferência grande, por conta do tamanho da panela) e ir mexendo o macarrão em leves movimentos circulares.

Agora a parte onde todo mundo peca e muito, o famoso ponto “Al dente” no qual o macarrão não precisa estar totalmente cozido, visto que isso deixa o mesmo com uma textura e consistência estranhas. O ideal é deixar o macarrão ainda firme por fora, porém cozido por dentro (Al dente), e para se obter esse resultado, basta pegar um pedaço do macarrão, e verificar como está o centro dele, se ainda estiver com tons esbranquiçados, ainda não está na hora, deve-se esperar até o mesmo estar totalmente cozido por dentro.

Molho para implementar o macarrão

Para finalizar com as dicas, e você aprender tudo de como fazer macarrão simples passo a passo, nada melhor do que aprender a fazer um molho para acompanhar o macarrão, certo? Primeiramente, refogue alho com um pouco de azeite em uma panela, assim que você notar que o fundo da panela ficou untado, adicione pedaços de cebola cortada, espere mais 2 minutinhos e adicione calabresa com um fio a mais de azeite. Deixe tudo isso refogar bem, e já pode adicionar o molho de tomate. Agora é só esperar tudo isso ir se reduzindo, porém como o molho de tomate é muito forte, é bom ir adicionando aos poucos o creme de leite, até a cor do molho ficar um pouco rosada. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto, e por fim, é só adicionar o macarrão no molho.

Percebeu como fazer macarrão simples passo a passo, é bem fácil? Agora você já está pronto para se exibir para os outros que você consegue fazer um macarrão tão bom que deixaria a nona italiana orgulhosa!

Como fazer um macarrão simples perfeito

Veja essas receitas especiais!

Quiabo Refogado
Caldo de ervilha
Peixe na Airfryer
Receita de Pão de Queijo simples
Salada marroquina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEITAS NO SEU EMAIL!

Deixe seu nome e e-mail para receber as receitas diretamente no seu e-mail! Já somos mais de 5mil inscritos.