Por mais que o mundo vegano e vegetariano tenha conseguido ter força só agora, ao menos em infiel social, as receitas que dispensam carne ou qualquer coisa de origem vegetal não são de hoje. Isso existe a muito tempo, e quem entra no mundo vegano ou vegetariano precisa conhecer essas receitas antigas, como por exemplo a Caponata de abobrinha.
Como é de se imaginar, ser vegano ou vegetariano hoje é extremamente mais fácil do que já foi ao longo da história. Hoje temos mais opções, temos mais conhecimento na cozinha para fazer pratos melhores e mais saborosos.
Mas isso de forma alguma significa que só aprendemos a fazer comidas desse tipo atualmente, na verdade existem receitas bem orgânicas perfeitas para esse papo, que são comidas que não levam nada de animal, e são bem antigas.
A Caponata de Abobrinha é uma delas, sendo uma comida italiana que se originou na Sicília a muitos e muitos séculos. Tudo vem do fato de que o plantio por lá sempre foi muito farto, e às vezes era mais cômodo fazer uma comédia sem carne, apenas com o que foi colinho.
Então se prepare porque hoje vamos passar uma receita deliciosa de Caponata de abobrinha, seja para você ou para surpreender alguém.
Caponata de abobrinha
Ingredients
- 4 abobrinhas italianas (de preferência as pequenas) cortadas em cubinhos
- 1 pimentão vermelho sem sementes cortado em cubinhos
- 1 pimentão amarelo sem sementes cortado em cubinhos
- 3 tomates maduros sem sementes cortados em cubinhos
- 1/2 xícara (chá) de nozes picadas
- 2 dentes de alho cortados em cubinhos
- 1 colher (café) de orégano desidratado
- 10 folhas de manjericão
- 2 xícaras (chá) de azeite
- 1 colher (café) de sal
Instructions
Refogando e cozinhando
- Coloque em uma panela um fio de azeite e refogue a cebola e o alho rapidamente. Junte os pimentões e refogue por 2 minutos. Adicione as abobrinhas picadas, o tomate picado, o orégano, o sal e misture delicadamente. Cubra com o azeite, espalhe as folhas de manjericão e deixe cozinhar lentamente com a panela tampada em fogo mínimo por 10 minutos, ou até perceber que vai começar a levantar fervura. Desligue, espere esfriar.
Geladeira:
- Armazene em potes de vidro com tampa na geladeira por até 5 dias. Se preferir os ingredientes com textura mais firme ou mais macia, vá experimentando enquanto cozinha. Cuidado com o armazenamento. A receita é um produto delicado e requer atenção ao colocar na geladeira. (evite colocar o pote na porta da geladeira) Ela é um ótimo acompanhamento. Sirva com torradas ou biscoito de Arroz.